Com o lema “Revigorar o PCdoB para fortalecer as lutas do povo”, a 19º Conferência Estadual do PCdoB do Rio Grande do Norte (RN) foi concluída no último sábado (18). Culminando um processo de debates iniciado em agosto e que mobilizou cerca de 650 militantes em 27 municípios, a plenária final lotou as dependências do Auditório Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Na ocasião, além de aprovar a proposta de Resolução Política apresentada pela gestão cessante, os delegados elegeram o novo Comitê Estadual, responsável pela condução do Partido no biênio 2023-2025.

Resolução

A Resolução Política aprovada durante o evento apresenta tópicos sobre a evolução recente da conjuntura internacional, nacional e estadual, destacando avanços obtidos e obstáculos a serem superados. Ressaltando a justeza da orientação tática que vem sendo empreendida pelo Partido, caracterizada pela defesa de Frentes Amplas, o documento chama a atenção para a necessidade de os comunistas manterem-se empenhados nas lutas pelo êxito dos governos Lula e Fátima.

Ainda segundo a Resolução, considerando as condições em que se desenvolvem a luta política em âmbito estadual e nacional, marcadas por forte polarização, a batalha eleitoral de 2024 assume importância estratégica. Antessala de 2026 e com tendência a assumir um caráter plebiscitário em relação ao Governo Lula, sobretudo nos centros urbanos, o resultado da eleição de 2024 poderá favorecer a continuidade da luta por um novo projeto nacional (e estadual) de desenvolvimento ou criar obstáculos ainda maiores.

Conforme o documento aprovado, os comunistas potiguares devem concentrar esforços para renovar e ampliar a bancada comunista nas casas legislativas municipais, propiciando condições para a retomada de um assento na Assembleia Legislativa em 2026. Paralelamente, ao fazer um balanço da atuação partidária, a Resolução ressalta a necessidade de coesão política e de fortalecimento da capacidade de direção como fatores indispensáveis ao necessário enraizamento da organização no seio do povo.

Foto: PCdoB-RN/Reprodução

Nova Direção

Durante a plenária final da Conferência, a mesa responsável pela coordenação dos trabalhos foi composta por Divanilton Pereira, presidente da gestão cessante, Antenor Roberto, Fátima Souza, Júlia Arruda, Olga Aguiar, Wangle Alves e Whan Costa. Ao final dos trabalhos, além de aprovar a Proposta de Resolução Política, os delegados presentes elegeram o novo Comitê Estadual.

Tendo como característica marcante a presença e participação da juventude desde as etapas municipais, assinalando a transição geracional porque passa o PCdoB potiguar, a Conferência elegeu uma Direção Estadual com 49 membros, com forte ampliação da participação de quadros jovens e de mulheres. Refletindo o crescimento da presença do Partido no conjunto do Estado, a representação geográfica no Comitê também foi alargada.

Aliados

O evento contou ainda com a participação da governadora do Estado, Fátima Bezerra, e de representantes de partidos políticos aliados: PT, PV e PDT. Além de saudar os comunistas norte-rio-grandenses, a mandatária fez um breve balanço da primeira gestão (2019-2022), quando teve a companhia do dirigente comunista Antenor Roberto como vice-governador, e projetou as perspectivas para o ciclo iniciado em 2023, realçando o papel do PCdoB na superação conjunta de desafios.

Ao lado de outras forças políticas, o Partido integra o Governo Fátima Bezerra em pastas ligadas ao esporte, à defesa e promoção dos direitos das mulheres e da juventude, da igualdade racial e dos direitos humanos, tendo ainda protagonismo em áreas essenciais à justiça e à administração pública com a missão de comandar a instituição responsável pela representação judicial, extrajudicial e a consultoria jurídica do Estado do Rio Grande do Norte.

Foto: PCdoB-RN/Reprodução

Solidariedade e homenagem

Durante a programação, um ato de solidariedade ao povo palestino também se fez presente. Para ampliar a compreensão do público sobre a longa luta de resistência desse povo e a ofensiva genocida que vem sendo praticada pelo sionismo israelense, o Comitê Estadual cessante, organizador da Conferência, convidou o representante da comunidade palestina no RN, Muhamad Tawfik.

Visivelmente emocionado, Tawfik situou historicamente a origem dos conflitos, rechaçou as tentativas de caracterização das ações de resistência como “atos terroristas”, relatou as atrocidades que vem sendo cometidas contra a população residente na Faixa de Gaza e repudiou o comportamento da grande mídia, que tenta justificar o extermínio do povo palestino. Ao final, após uma singela homenagem, agradeceu aos comunistas potiguares.

Foto: PCdoB-RN/Reprodução

Outro momento marcante da Conferência foi a entrega da comenda Eveline Guerra. Instituída pelo Comitê Estadual cessante, essa comenda, que lembra que “ser comunista é uma opção cotidiana”, terá caráter permanente e destina-se a homenagear militantes que tiveram suas vidas permanentemente associadas ao esforço de construção do Partido e à causa socialista.

Homenageada em vida, Eveline é uma das mais valorosas militantes do PCdoB potiguar e exemplo para as novas gerações. Em sua trajetória política no RN, foi presidente do Sindicato da CAERN, fundou e presidiu a União de Mulheres de Natal, foi vice-prefeita de Natal e esteve à frente da Secretaria Estadual da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, integrando todas as direções estaduais do Partido desde 1979.

Nomes

No encerramento da Conferência, após uma breve reunião, os novos membros do Comitê Estadual decidiram reconduzir Divanilton Pereira e Fátima Viana para a presidência e vice-presidência, respectivamente, e eleger Wangle Alves para a Secretaria de Organização e Carlos Antonio para a Secretaria de Finanças.

Veja, a seguir, a lista completa com os nomes e municípios de filiação dos membros eleitos na 19º Conferência Estadual.

Alexander Brito (Natal)

Anderson Alves (Currais Novos)

Andréa Sá (Natal)

 Antenor Roberto (Natal)

Canindé De França (Parnamirim)

Carlos Alberico (Natal)

Carlos Antônio (Natal)

Cesar Nunes (Natal)

Christian Vasconcelos (Natal)

Denise De Góis (Mossoró)

Divanilton Pereira (Natal)

Edielson Rego (Pau Dos Ferros)

Edna Furtado (Natal)

Fátima Souza (Currais Novos)

Fátima Viana (Natal)

Fred Germano (Natal)

 George Câmara (Natal)

Gutemberg Dias (Mossoró)

Harrison Magalhães (Macaíba)

Inajá Freitas (Santa Cruz)

Jacielli Valentim (Natal)

Jan Varela (Natal)

Joseilson Ferreira (Caicó)

Júlia Arruda (Natal)

Keidy Mathias (Apodi)

Lauanda Pedrita (Natal)

Lucicláudio Bezerra (Santa Cruz)

 Luciene Urbano (Natal)

Luzia Bessa (Mossoró)

Moacir Soares (Natal)

Nayanna Mirely (Natal)

Neto Vale (Mossoró)

Olga Aguiar (Natal)

Paulo Silva (Mossoró)

Patrícia Carol (Macau)

 Patrícia Santiago (Natal)

Pedro Júnior (Natal)

Rosa Melo (Natal)

Rosália Fernandes (Natal)

Stephany Kovalsky (Natal)

Samara Francione (Natal)

Urbano Medeiros (Natal)

Veranilson Pereira (Caicó)

Vilma Leão (Parnamirim)

Wangle Alves (Natal)

Wellington Duarte (Natal)

 Whan Costa (Natal)

William José (Apodi)

 Yago Scachetti (Natal).

__
Christian Vasconcelos, de Natal

(BL)