A 23ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro elegeu nesse domingo (3) a nova direção e conduziu Daniel Iliescu à presidência do PCdoB-RJ. A direção estadual eleita estará à frente do Partido nos próximos dois anos.

A eleição do professor petropolitano foi marcada por muita unidade partidária em uma Conferência que reuniu cerca de 200 delegados e delegadas eleitos (as) em um longo e vitorioso processo que mobilizou mais de 3 mil comunistas fluminenses em todas as regiões do estado. Ao todo, foram mobilizadas 160 bases territoriais e de categorias, e realizadas 38 conferências municipais.

Daniel Iliescu, que ocupava interinamente a Secretaria Estadual de Organização, é filiado ao PCdoB desde 2002 e tem uma longa e combativa trajetória política no movimento estudantil (quando chegou à presidência da UNE), na direção da UJS e do Partido.

A deputada federal, Jandira Feghali, ressaltou o êxito da 23ª Conferência Estadual e destacou a capacidade política do novo presidente do PCdoB-RJ. “Foi uma conferência muito vitoriosa pois construiu propostas para o estado do Rio de Janeiro. Uma conferência sem muitos desgastes e polêmicas, mas com muito debate. O processo de eleição da nova direção foi construído através desse acúmulo liderado por Batista e essa renovação com a eleição de Daniel não é apenas geracional. Daniel tem uma história, uma grande qualidade política e um forte compromisso ideológico, além de muita flexibilidade para ouvir. Eu penso que ele ajudará a dar um grande salto no Partido”, afirmou Jandira.

Jandira Feghali | Foto: PCdoB-RJ

Dani Balbi, deputada estadual do PCdoB, fez questão de salientar a unidade que marcou o processo de conferência e a eleição de Daniel Iliescu. De acordo com a parlamentar comunista. “Os comunistas têm como tradição o método do centralismo que é democrático, o que nos coloca um desafio ainda maior de buscar a unidade. O nome de Daniel Iliescu é hoje o nome mais preparado para dirigir a atuação dos comunistas no Rio. Ele é uma liderança reconhecida pelo conjunto da militância, o que mostra como essa direção que o elegeu é comprometida e carrega o reconhecimento da militância do PCdoB. A unidade é a expressão do nosso exercício máximo de perseguir a democracia.”

Dani Balbi | Foto: PCdoB-RJ

Em entrevista, o novo presidente do PCdoB-RJ fez questão de lembrar da sua trajetória no Partido e de destacar o compromisso dos comunistas com a luta por um mundo mais justo. “Desde que conheci o Partido Comunista do Brasil e o socialismo me encantei e passei a me dedicar, como muitos no Brasil e no mundo, a essa luta por uma sociedade mais justa, sem desigualdade, sem exploração do trabalho, sem opressões, por um lugar onde a gente pode ser livre, com igualdade de oportunidades, direitos e condições para todos e todas. Aqui no PCdoB não somos ‘pecedobistas’, nós somos comunistas pois o Partido não é um fim em si mesmo, ele é uma causa, um meio e uma ferramenta a serviço das classes trabalhadoras para perseguir um objetivo maior. Quem é comunista como nós luta pelo bem comum, para que todas as pessoas tenham condições de se desenvolverem plenamente e serem felizes”, disse o novo líder do PCdoB no Rio de Janeiro.

Daniel Iliescu | Foto: PCdoB-RJ

Veja imagens da Conferência abaixo.

Imagens: PCdoB-RJ

__

Fonte: PCdoB Rio de Janeiro

(BL)